12 de janeiro de 2017

Como desenvolver a espiritualidade em crianças?

Os pais se preocupam com a alimentação de seus filhos, com vestimentas, com saúde e até com brinquedos. O desempenho escolar das crianças, sem dúvida, é um dos grandes motivos de atenção dos responsáveis pelos pequenos.
E a espiritualidade? E a educação da fé? Quando a criança está na época da catequese, então chegou o momento? Não. É necessário o desenvolvimento da vida espiritual, desde bem pequeno.
Desde que nascemos, aprendemos diariamente milhares de coisas. Quanto menor a criança, mais as lições são transmitidas pelos exemplos dos adultos. Uma mãe que canta músicas religiosas, perto de seu bebê, ou que conversa com ele sobre a proteção de Deus, está evangelizando e educando para a fé seu filho pequeno.
A fé na vida adulta não é improvisada. Como adultos, estaremos sempre enfrentando problemas, tristezas, sofrimentos e aquilo que aprendemos desde pequenos, sobre confiança em Deus, colhido pelo exemplo de fé coerente dos pais é que dá suporte para, equilibradamente, resolvermos qualquer situação na vida.
Como desenvolver a fé nas crianças? São os pequenos gestos do dia a dia, que alimentam este processo educativo da espiritualidade. Algumas ações podem ajudar os pais:
- Incentive seus filhos a rezar: conversas sinceras com Deus sobre as coisas que aconteceram, durante o dia, agradecendo e pedindo bênçãos.
- Fale a seus filhos sobre suas orações. Rezar em voz alta para que as crianças compreendam o que você fala com Deus são momentos preciosos.
- Leia um trecho da Bíblia ou um livro de espiritualidade para as crianças.
- Participe das atividades da Igreja, missas ou celebrações. As crianças, mesmo que fiquem um pouco agitadas, devem participar com seus pais destes momentos de fé.
- Ajude seu próximo. Sempre que você ajudar alguém, explique à criança que isso é um ato de amor, que os cristãos devem sempre priorizar.
Uma criança que recebe bons cuidados, carinho e atenção, tem mais possibilidades, de quando adulto, agir da mesma forma com as outras pessoas. Uma criança que não recebe carinho, provavelmente, terá mais dificuldade de se expressar com atenção e carinho para com seu próximo.
Isso também se refletirá na vida de oração desta pessoa. A imagem de Deus carinhoso, amigo e próximo, está relacionada com os adultos que conviveram com a criança, sobretudo nos primeiros anos de vida. A fé em Deus, como amor incondicional, é primeiro aprendida em casa, nas relações humanas do dia a dia.
Por fim, seus filhos são presentes de Deus para você cuidar. Desta forma, a paz, a alegria, a certeza de ser amado, a segurança, o perdão, são valores que a família precisa priorizar para, verdadeiramente, educarmos crianças, que se desenvolvam na vida cristã.
Fonte:http://www.a12.com/artigos/detalhes/como-desenvolver-a-espiritualidade-em-criancas

Sem comentários:

Enviar um comentário