5 de janeiro de 2017

Formação: aprofundando o trabalho com as crianças no grupo de oração


Os três grandes momentos de iniciação do caminhar na RCC, sem dúvida, são: Seminário de Vida no Espírito Santo, Experiência de Oração e Aprofundamento de Dons e Carismas. A partir deles os irmãos poderão ter a experiência de Deus tão necessária para sua conversão. Nesses encontros são abordados temas que são vitais para ele se situe em sua nova condição de cidadão do céu.

As crianças não poderiam ficar fora desses tão importantes momentos. Por isso elaboramos atividades onde as crianças poderão estar tendo a mesma experiência dos adultos, porém de uma forma especial, própria de sua infância, cheia de alegria, mas sem perder o centro que é a oração que a leva ao encontro pessoal com Deus. 

Os encontros poderão ser feitos em paralelo com os dos adultos, ou em momentos diferentes, dependendo da disponibilidade da equipe. O local deve ser amplo, para que possa haver o mínimo de liberdade para nossas crianças. Caso contrário, algumas atividades poderão ser adaptadas para melhor aproveitar o espaço. A equipe de monitores deve ser selecionada de acordo com suas experiências vividas. “Não se pode dar aquilo que não tem!” Aquele que trabalha com as crianças deverá ser alguém que já teve a experiência forte com a Santíssima Trindade, pois as crianças percebem quando alguém “fala da boca para fora”. Deve-se haver o mínimo de segurança naquilo está sendo passado para os pequeninos.  
 
 
 A Experiência de Oração

A dinâmica das Experiências de Oração no Espírito Santo se baseia numa grande liberdade, ou seja, inteira docilidade a ação do Espírito santo. Há necessidade de um mínimo de organização para que tudo possa se realizar na paz e na ordem, segundo a inspiração do Espírito Santo.
A característica da experiência é o fato de não ser um curso, mas sim um período de oração, inteiramente dedicado ao Espírito, buscando uma submissão total à ação do Espírito Santo em nós.
A equipe organizadora deve sempre colocar o participante dentro desta realidade, que vai se fazer : oração. Portanto, aquele que vai à Experiência deverá saber que vai primeiramente orar, e em segundo lugar orar; deve ser pessoa bem conscientizada, que deseje realmente ter um encontro pessoal com Deus. Tudo é oração, tudo se passa em espírito de oração, individual ou coletivamente. Embora não seja um curso de conversão, nem um ensino teológico, evidentemente as chamadas palestras contêm uma doutrina que além da inteligência, deve penetrar no coração.
As crianças, de acordo com suas necessidades especiais, terão as mesmas pregações dos adultos. Cada tema será abordado de forma lúdica, para que ela faça uma experiência concreta deste Deus que se faz presente. Ao final de cada atividade sempre será feita uma oração. Nenhuma atividade feita com as crianças tem um fim em si mesmo, ela deve sempre levar a oração. A criança deverá ter a consciência de que não está tão somente brincando, mas está vivenciando o Céu!


Tema 1 – Santíssima Trindade
Atividade – Dinâmica do Barbante
Material – Rolo de barbante
Desenvolvimento – Três crianças deverão estar em círculo. A primeira segura à ponta do   barbante e joga para a segunda. A segunda, por sua vez, joga para a terceira. 
Objetivo – Reconhecer o mistério da Santíssima Trindade, um Deus (o barbante) em três pessoas (as crianças). O mistério da Santíssima Trindade tem seu fim em si mesmo, ele está escondido em Deus. É o primeiro mistério de nossa fé e de onde derivam todos os outros. Só será possível, realmente, compreender o mistério da Santíssima Trindade no momento de nosso encontro com este Deus Trino no céu.
Oração – Santíssima Trindade, que sois um só Deus, me ensina a compreender seus mistérios e que eu possa ser um Contigo também. Amém!


Tema 2 – Amor de Deus    
Atividade – Dança das Cadeiras
Material – Cadeiras          
Desenvolvimento – Ao som de música, as crianças vão rodando em tornos das cadeiras. Quando a música para as crianças devem sentar-se. Ao contrário da brincadeira normal das cadeiras, quem saem agora são as cadeiras e não as crianças. E elas deverão encontrar uma forma de todas sentarem, mesmo que for uma no colo da outra.
Objetivo – Saber as características do Amor de Deus, incondicional, fiel, gratuito e que não exclui ninguém. Nesta brincadeira a criança verá que não se devem excluir pessoas, haja vista o ícone do Amor de Deus no MPC, o Sol, ela nasce para todos, sem exclusão.                                                                                                            
Oração – Fazendo o gesto de abraço em si mesmo, as crianças são convidadas a receberem este abraço amoroso de Deus, dizendo: Meu Deus quero receber de Ti este abraço de Amor!”Amém! Obs.: Neste momento poderá haver uma grande oração de Cura, pois muitos dos nossos pequeninos, devida a correria do mundo moderno estão sendo negligenciados pelos pais. Às vezes, ficam dias sem um abraço de sua mãe ou pai, porque eles saem as que acordem e chegam quando eles já estão dormindo.


Tema 3 – Pecado e salvação em Jesus Cristo
Atividade – Dinâmica do Resgate
Material – Giz para riscar o chão
Desenvolvimento – Riscar o chão formando três campos. Um será o céu, onde uma criança representará JESUS, o do meio será o mundo espiritual, onde uma criança representará o PECADO e o terceira será a Terra, onde as outras crianças estarão para serem salvas. A criança que representa Jesus sairá de seu campo e passará pelo campo do PECADO para salvar as crianças que estão na TERRA. Quando voltar deverá correr para o PECADO não pegue a criança. Se for pega, a criança permanecerá colada, esperando que JESUS a descole ou alguém que está na TERRA. Se JESUS a descolar ela irá para o céu com Ele, se for uma criança ela voltará para a TERRA. O jogo termina quando todas forem salvas.
Objetivo – Reconhecer Jesus como o ÚNICO SALVADOR e que há forças que nos levam para o pecado e que devemos fugir delas.                                                                                                                                                                                                                                                                               
Oração – Meu Jesus, eu Te abraço pelo sacrifício feito por mim para me salvar! Quero estar nos teus braços de salvação e seguir Contigo para onde fores! Amém!


Tema 4 – Pentecostes          
Atividade – Jogo da memória    
Material – Placas de qualquer material com sentimentos opostos como: COVARDIA/CORAGEM.
Desenvolvimento – As crianças deverão encontrar as placas com os sentimentos opostos. Ganhará que encontrar o maior número de pares.     
Objetivo – Saber o que aconteceu com os apóstolos no momento do Pentecostes, como eram antes e em que se tornaram. Levá-los a querer ter a transformação de vida ocorrida com os apóstolos, pois a experiência do Pentecostes é impactante e transformadora.                                                                                
Oração – Vinde Espírito Santo! Quero que faça comigo o mesmo que aconteceu com os apóstolos! (pedir que digam o que querem que mude em suas vidas)


Tema 5– Batismo no espírito Santo
Atividade – Pique Correntinha   
Desenvolvimento – Uma criança corre e terá que pegar outra que lhe dará a mão. As duas correrão de mãos dadas para pegar um terceira. A brincadeira terminará quando todas as crianças forem pegas, formando assim uma grande corrente.
Objetivo – Saber a experiência do Batismo no Espírito Santo é para toda a IGREJA, cumprindo a promessa de Joel 3. 
Oração – Poderá ser cantada uma música de Efusão no Espírito Santo, onde as crianças farão seu apelo pessoal pelo Batismo. A equipe não deve ter medo de impor as mão sobre as crianças pedindo o Batismo.

Tema 6 – Perdão              
Atividade – Modelagem               
Material – Argila e massa de modelar
Desenvolvimento – Modelar dois corações, um de argila e outro de massa de modelar.                                                                       
Objetivo – Levá-los a reconhecer que o coração de argila ficou duro e machuca as mãos, este é um coração cheio de mágoa e rancor. O coração de massa de modelar é um coração perdoador, onde Jesus tem liberdade para moldar do jeito que quiser.                                                                                                                                          
Oração – Pedir que façam um desenho onde mostrem momentos onde foram magoadas. Pedir que coloquem num recipiente onde todos imporão as mãos pedindo que seja apagadas (caso haja espaço, fazer a queima, se não houver, levar para a intercessão). Fazer também a dinâmica do abraço no irmão.


Tema 7 – Frutos do Espírito Santo
Atividade – Dinâmica dos Frutos
Material – Fazer 9 frutos de garrafa PET. Pegar duas garrafas PET’s cortar os fundos, pintar com cores de frutas e encaixar.
Desenvolvimento – Dentro de cada fruto feito de fundo de garrafa PET encaixado colocar um fruto do Espírito Santo. Conforme os frutos forem aparecendo, pedir que as crianças dêem exemplos concretos deles em suas vidas.
Objetivo – Saber que a experiência do Espírito Santo é transformadora e uma vez inseridos na videira de Cristo temos que dar frutos.                                                                                                                                                                                                                                                          
Oração – Senhor que frutificar! Me dê o fruto… (cada criança falará o fruto que quer )    

              
Tema 8 – Dons e Carismas
Atividade – Dinâmica do Presente
Material – Um baú com 9 caixas de presentes, cada uma com um dom carismático dentro.
Desenvolvimento – Abrir cada presente e mostrar para as crianças, fazendo uma pequena explicação de cada um dos dons.                                            
Objetivo – Reconhecer os dons como presentes de Deus, mas que deverão ser usados com as outras pessoas.                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Oração – A oração será feita de acordo com a abertura de cada presente. Os monitores imporão as mãos pedindo aquele dom para as crianças.


Tema 9 – Vida nova
Atividade – Dinâmica Da Roupa   
Material – Várias peças de roupa
Desenvolvimento – Duas ou mais duplas receberão várias peças de roupa. Será marcado um tempo onde um da dupla terá vestir o outro. Ganhará aquela dupla que estiver vestida com mais peça de roupa.
Objetivo – Lembrar o episodio de Genesis 3, 21, onde Deus fez roupas novas para Adão e Eva e a palavra do Filho Pródigo, onde o Pai dá roupa nova ao filho que volta. Saber que quando colocamos nossa vida em Deus nos tornamos pessoas diferentes (roupas novas). Onde mostramos para o mundo que somos novas criaturas (II Cor 5, 17).                                                           
Oração – Faz de mim, Senhor, uma nova criatura! Que eu possa mostrar em casa, na rua e na escola que Tu és o meu Senhor! Amém!

APROFUNDAMENTO DE DONS E CARISMAS

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz.” I Cor. 12, 4-11
O encontro de Aprofundamento de Dons e Carisma tem objetivo de levar o irmão a conhecer melhor cada dom para seu uso seja mais consciente e eficaz. Nossas crianças muitas vezes já fazem uso dos dons, porém se saber que o que fazem é obra no Espírito Santo através delas. Temos crianças que impõem as mãos sobre entes queridos que sofrem que dizem palavras que tocam os corações dos que sofrem ou que direcionam os que estão a sua volta. Neste encontro ela terá a oportunidade de, através de atividades lúdicas, ter uma experiência com cada dom. Sempre, após a apresentação de cada dom, haverá a oração pelo recebimento deste.
A distribuição de cada dom será feita de acordo com a organização da equipe. Não há um padrão a ser seguido. Aqui teremos por linha a palavra de I Cor. 12, 4-11.


Palavra de Sabedoria
Atividade – Jesus Mandou
Desenvolvimento – Uma criança será Jesus e dará as ordens para que os outros executem. Por exemplo: “Jesus mandou pular de um pé só!”
Objetivo – Saber que a Palavra de sabedoria é um direcionamento que Jesus dá a nossa vida, nos revelando o caminho que devemos seguir.


Palavra de Ciência
Atividade – Passa-ralho
Desenvolvimento – Duas Crianças dão as mãos fazendo uma ponte. De antemão elas escolhem duas palavras com PAZ e AMOR. As outras crianças fazem um trem e vão passando pela ponte feita pelos braços das duas crianças cantando: “Meu Jesus, meu Jesus Quem me deixei passar Se não for o da frente Pode ser o de trás”
 
A ponte prenderá uma das crianças que deverá escolher uma das duas palavras. Fazendo a escolha ela deverá ficar atrás da criança que corresponde àquela palavra. A criança que, ao final, estiver com mais crianças atrás puxará o novo trem.
 
Objetivo – Saber que a Palavra de ciência é um dom de revelação de coisas passadas e ocultas, nesta brincadeira exemplificada pelas palavras que as crianças escolheram antes. Elas não sabiam as palavras e tiveram que escolher.


Cura
Atividade – Mímica          
Desenvolvimento – Fazer duas ou mais equipes onde deverão fazer mímicas das curas de Jesus, onde as outras equipes deverão descobrirem.
Objetivo – Reconhecer Jesus como o único que pode curar e que nós somos apenas instrumentos.      

                                
Milagre
Atividade – Caixinhas de Pedidos
Desenvolvimento – Cada criança ganhará um papel onde poderá escrever ou desenhar pedidos que para nós e para impossível de acontecer, reconciliação de pais, como pó exemplo. Levar o barquinho até a capela se houver e fazer uma pequena adoração com as crianças, onde os papéis serão apresentados. Se não houver capela impor as mãos sobre os papéis e levar para a intercessão.
Objetivo – Saber que Jesus tem o poder que realizar o impossível o impossível. Ressaltar que Jesus só fará o que for para o nosso bem! Se o que pedimos não for realizado não ficar frustrado, pois esta não foi a vontade de nosso Deus!


Profecia
Atividade – Telefone sem fio
Desenvolvimento – Colocar as crianças em roda. Uma falará uma frase no ouvido da outra e que deverá ser reproduzida no ouvido da próxima até chegar de volta a primeira.                                                                                                 
Objetivo – Saber que a Profecia são mensagens do próprio Deus para o seu povo e que se usa de nós para transmiti-las. Usar a brincadeira para mostrar que temos que reproduzir as palavras de Deus conforme nos foi transmitida para evitar confusões.


Discernimento
Atividade – Caminho de Obstáculos
Desenvolvimento – Uma criança ficará com os olhos vendados. Três crianças serão escolhidas para auxiliá-la numa caminha de obstáculos. A primeira será Jesus que lhe indicará o caminho sem tropeços, ela só terá que obedecer. A segunda será o inimigo que fará tudo para que ela tropece por isso ela deverá fazer o contrário que ela disser. A terceira será a voz humana que será uma voz banal, ela escolherá se obedece ou não. O objetivo é chegar ao final do percurso.
Objetivo – Reconhecer que o tempo inteiro temos três vozes falando em nosso ouvido. O dom do discernimento nos leva, a saber, quais são elas e que devemos dar ouvidos apenas a que vem de Deus. Sabemos quando o que nos move vem de Deus pelos frutos que ele dá, sempre de paz e harmonia.               

                                                                                                                                
Línguas
Atividade – Teatro dos Animais
Desenvolvimento – Confeccionar máscaras com as crianças de vários animais. Fazer um teatro onde os animais conversam usando sua própria língua. Cachorro latirá, o gato miará, etc.
Objetivo – Saber que o Dom Línguas é a linguagem do céu e que só quem é do céu entende. Quando demos ao oportunidade do Espírito Santo Falar através de nós na linguagem do céu, Jesus entende muito bem!                                                                                          

Interpretação
Seguindo a pregação do dom das línguas, falar que as vezes Jesus nos permite entender esta linguagem do céu! Isso é para o bem de todos, pois nos quer dar uma mensagem.


Atividade – Guia de Cego
Desenvolvimento – Formar duplas onde uma estará vendada. Seguir por um percurso com vários obstáculo. A Criança vendada terá que obedecer ao que lhe transmitido pelo seu guia para não tropeçar!
Objetivo – Reconhecer Jesus como seu guia e colocar Nele toda a sua fé. Saber o Jesus que realizou todos os milagres e curas é o mesmo hoje e sempre, por isso devemos confiar.

Fonte:http://www.rccrj.org.br/2011/08/formacao-aprofundando-o-trabalho-com-as-criancas-no-grupo-de-oracao/

Sem comentários:

Enviar um comentário