12 de janeiro de 2017


Pregação para Pentecostes


Tema: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso!”
Para o pregador:
O que é misericórdia?
Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). “Ter compaixão do coração”, significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas. ( Fonte:http://www.significados.com.br )
Moção:
Misericórdia é a ligação, a aproximação, a ponte até o coração (sentimento) do outro.
Visualização:
Jesus grande, dispondo de dois raios grandes… que iam desenrolando, chegando até as crianças.
Discernimento:
Jesus, é a fonte da misericórdia. Ele, ao derramar todo seu sangue e água na cruz, foi a “ponte”, a “ligação” entre nós e o Pai. Através Dele, o Pai manifesta Sua misericódia e o perdão aos pecados e se aproxima de nós. É Jesus quem liga o nosso coração, ao coração do Pai.
Pregação:
Tia Paula:Olá, crianças! Tudo bem?! Como estão?!
Hum, olhem na camiseta de vocês, na camiseta dos servos, da tia aqui… o que vocês enxergam?! (Deixar elas responderem)
Crianças:– “Jesus, a braçando as crianças”, “Jesus com as crianças dentro de um coração”, “Jesus com as crianças em uma gota azul e vermelha”…
Tia Paula:Ok! E o que está escrito nas camisetas mesmo?
Crianças– “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso”
Ok! Agora, nós vamos falar sobre esse desenho, essa frase… porque esse ano, nós estamos vivendo o ano da misericórdia. Há, mas quem resolveu e decidiu que esse ano seria o ano da misericórdia? Foram vocês?! “Nãaaao!” Foi a tia? “Nãaaao!” Foi você tio Wil? “Nãaao!”
Tia Paula: Então quem foi tio Wil?
Tio Wil: Há tia Paula… nós catolicos, temos um líder, um chefe de todas as igrejas do mundo católicas do mundo. Ele é super amigo de Deus, amigo íntimo! Ele conversa com Deus, e Deus conta um monte de coisa pra ele, sabe tia Paula?! Deus Pai, conta como quer que a igreja fique, o que a igreja tem que fazer pra ficar mais pertinho Dele e tudo mais!
Tia Paula: E, como chama esse chefe da igreja católica tio Wil?
Tio Wil: Chama Papa – que significa Pai. Ele é o Pai da igreja católica. O primeiro papa foi Pedro – aqueeeeele que negou Jesus. Jesus escolheu Ele pra ser chefe da igreja. Depois, vieram outros pra ficar no lugar de Pedro – o Papa João Paulo II, o Bento XVI… e agora, nós estamos com o Papa Francisco. E esse papa – o Francisco, em uma conversa com Deus, Deus falou com ele, que as pessoas estavam muito egoístas, pensando só em comprar, em jogar, em trabalhar… e estavam esquecendo de amar uns aos outros. E por isso, Deus queria mais misericórdia. Sendo assim, o Papa Francisco resolveu com Deus, que ele ia definir, que esse ano seria o ano da misericódia.
Tio Wil: Mas o que é misericórdia tia Paula?
Tia Paula:Há, tio Wil…. Misericórdia é o amor pelo outro. É a ponte entre o coração de uma pessoa e outra. Através dessa ponte, ficamos mais proximos do outro… vamos ouvir as batidas do coração do outro, saber o que ele está precisando, se ele está alegre ou triste, e assim vamos conseguir perdoar mais, ajudar mais, brigar menos, a não ficar com raiva…
Sabe tio Wil, mas essa misericórdia, não vem de nós. Nós não somos misericordiosos sozinhos.
Você me contou a historinha do papa, agora eu vou te contar a historinha de onde veio a misericórdia:
– Há muito tempo lá atrás, o povo, as pessoas… estavam com muitos pecados: brigavam muito, matavam, xingavam, ficaram com raiva dos outros… estavam longe do amor de Deus. Aí, Deus… como ama muito muito muito a gente, quis ficar mais perto da gente, nos salvar dos pecados que ia nos levar a morte. Pra isso, Ele mandou seu filho: Jesus… que veio ensinar as coisas que o Pai ensinou pra Ele. Veio ensinar a amar mais o próximo. Jesus ensinou, curou, amou, fez tudo que o Pai mandou… foi obediente (obediente a quem? – ao Pai), até a morte: morte na cruz. Na cruz, Ele derramou todas as gotinhas de sangue e água do seu corpo e nos salvou.
Tio Wil: Nos salvou do que, de quem tia Paula?
Tia Paula:Nos salvou do Pecado tio Wil.E, enquanto Ele derramava essas gotinhas de sangue e água… ia se formando uma ponte, entre o nosso coração e o coração do Pai… uma ponte que nos leva ao céu. Jesus é quem nos leva ao Pai através dessa ponte. Se fizermos tudo que Ele ensinou… nós vamos conhecer a Deus Pai, vamos ficar pertinho Dele.
Tio Wil: Então nós estamos ligados ao Pai? Través dessa ponte?
Tia Paula: Sim,e essa ponte se chama misericórdia. Mas precisamos caminhar e atravessar essa ponte tio Wil. E conforme vamos caminhando, vamos fazendo e praticando algumas coisas que Jesus ensinou aos seus apóstolos… que se chamam obras. Nesse caminho, vamos encontrar dois tipos de obras:
– As obras coporais:Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nus; Dar abrigo aos peregrinos; Assistir aos enfermos; Visitar os presos; Enterrar os mortos.
– As obras espirituais: Ensinar os que não sabem; aconselhar, Aliviar o sofrimento dos aflitos, Fortalecer os angustiados e abatidos, perdoar, suportar com paciência e rogar pelos vivos e pelos mortos.
Tio Wil:Há, entendi, conforme vou fazendo isso, e caminhando na ponte vou chegando mais pertinho de Deus pai?!
Tia Paula: Isso mesmo tio Wil.Mas não é só nesse ano. Tem que ser durante toda a minha vida, todos os dias em todo lugar: na escola, em casa, no trabalho, no parque, no shopping… até eu chegar no Pai.Você quer atravessar a ponte? “Sim” E vocês crianças? “Sim” Vamos rezar e pedir que Jesus nos ajude e esteja sempre conosco na travessia, no nosso caminhar até Deus Pai… a nos ensinar e nos ajudar a fazer as obras?!

Terminar com a oração.

Montagem da pregação:
Moção:
Misericórdia é a ligação, a aproximação, a ponte até o coração (sentimento) do outro.
Visualização: Jesus grande, dispondo de dois raios grandes… que iam desenrolando, chegando até as crianças.
Seguindo a visualização e a moção, vou fazer um Jesus grande em E.V.A, e coloca-lo em uma base (de fundo) em “não tecido”, como se fosse um banner… de forma que dê para pendurá-lo. Quero fazer com que esse não tecido “role” para baixo e para cima, de modo que, conforme vamos contando, vamos manuseando o “não tecido” até a Deus Pai. Quero fazer os raios saindo do coração de Jesus também de “não tecido”, de forma com que vão saindo, desenrolando até chegar às crianças… formando uma ponte. Esse mesmo “não tecido”, que passa pelo coração de Jesus, vai até ao Pai (nos leva ao Pai)… que ficará acima de Jesus. As obras, vou mostrando as lâminas conforme vou contando.

Fonte:http://criancarccmg.com.br/?p=1137

Sem comentários:

Enviar um comentário