24 de janeiro de 2017

4º Domingo Comum – Ano A

“Jesus proclama as bem-aventuranças, faz o anúncio da felicidade que vem de Deus. “

– Missa com criança da semana: As bem-aventuranças
– Evangelho: Mt 5,1-12a
Felizes os que seguem Jesus no serviço aos irmãos
Jesus proclama as bem-aventuranças, faz o anúncio da felicidade que vem de Deus. Somos convidados a fazer opção por elas, para vivermos, aqui na terra, o reino de fraternidade, paz, justiça e solidariedade. Celebremos o amor de Deus por nós e por todos os que são felizes porque sabem que o Senhor está com eles.
Acolhida – Boa noite a todos aqui presentes. Boa noite em especial a todas as nossas crianças.
Comentarista – Felizes são aqueles que… mas quem será que são felizes, ou melhor, o que será que nos faz ser felizes?
Vou perguntar aqui para uma especialista em felicidade, a fulana (escolher alguém conhecido das crianças) que sabe tudo sobre isso.
Fulana conta pra gente o que é que traz felicidade para todas as pessoas.
Fulana – Coisa mais simples, todo mundo sabe, se fosse possível faríamos até um coral, é assim: O que traz felicidade para as pessoas é:
• Muita comida
• Muito dinheiro
• Muito poder
• Carro novo
• Ganhar na loteria
• Passar no vestibular sem precisar estudar
• Ter um corpo lindo sem fazer regime e nem ginástica porque ninguém merece.
Comentarista – Então essa é sua cartilha de felicidade, tudo que se relaciona com dinheiro? E se eu te disser que existe uma outra cartilha feita por Jesus que traz felicidade verdadeira, você acreditaria?
Fulana – Ah se não for esses quesitos ai, acho que não acredito não. Mas não custa ver que cartilha é essa…
Comentarista – É o seguinte, vamos guardar no coração:
• Jesus diz que felizes são aqueles que buscam a justiça
• Que tem um coração manso e puro
• Que tem fome e sede de justiça
• Os mansos e humildes,
• Os pobres de espírito
• Esses são as pessoas que serão felizes para Deus;
E agora, Fulana?! Você sabendo das duas cartilhas qual delas irá seguir?
Porque a primeira cartilha te traz um prazer de momentâneo, que passa rápido, pois depois que enche a barriga, vem mais fome, se comer muito, é lógico que irá engordar; dinheiro quanto mais se tem mais se quer e menos se gasta com medo dele acabar; loteria é sonho, e quem tem muito, também tem muita gente de olho no que é dele. Essas coisas passam rápidas, são mundanas. Mas as coisas de Deus, essas são eternas. A cartilha de Deus tem garantia que é para sempre. Só tem uma coisinha: o preço dessa cartilha de Deus é cara, estão achando que isso custa baratinho? Pois Deus oferece muito colocando à nossa disposição, bem perto de nós, o valor da vida eterna.
Fulana – Mas o que Ele nos pede em troca?
Comentarista – Pede-nos para sermos mansos e humildes de coração, simples, pobres, misericordiosos, pois tudo que é nosso é do outro também. Isso é bonito demais, e é com esse espírito que iremos agora, iniciar nossa celebração cantando para nosso Deus e convidando a todos a garantir essa cartilha pra sua vida.
Ato penitencial – E para chegarmos até a cartilha do Senhor. Como será que acontece? Ah, tem um caminho, um trajeto, um novo rumo. Mas se Deus nos mostra um caminho, por que será não o acertamos? Porque se olharmos bem ao nosso lado sempre está caminhando pro lado errado…
Vamos ver um exemplo?
Crianças… lá vai a Ritinha e olha que caminho bonito Deus preparou para ela (igualzinho ao nosso)
Um caminho cheio de irmãos para ajudarmos. Olhem só lá do outro lado, temos uma igreja linda para rezarmos.
Vejam daquele lado de lá, tem a catequese que nos ensina o caminho para Jesus. E a direita , vejam só , tem as pastorais para trabalharmos . Mas espere ai, por que é que a Ritinha está indo para o lado de lá?
Vejam só que danadinha, a Ritinha está indo pra lagoa.
Mas espere ai, antes ela pegou o celular que é pra ir batendo papo até lá.
Crianças, olhem só a Ritinha agora, está indo lá para o cantinho do caminho, paradinha ficou agora, brincando em seu laptop, conversando no whatsapp, abrindo seu facebook. Esperem tem gente chamando por ela, pedindo ajuda, mas ela está com o iphone bem alto não está ouvindo o irmão.
Icha, ela tomou o caminho errado, foi pro carnaval, não quis saber de rezar, nem de ajudar, nem ao menos ela quis à missa vir.
Assim, somos muitos de nós, queremos o céu, mas não queremos seguir o caminho que nos leva a ele.
Deus nos alerta: se não formos simples, humildes, misericordiosos, justos, não teremos o céu, se continuarmos a seguir os caminhos do mundo esquecendo os Dele, nunca chegaremos ao céu. Por isso, crianças, vamos pedir perdão cantando.
Leitura – Agora todos sentadinhos, vamos ouvir a nossa leitura que também nos ajuda a entender o que Deus deseja de cada um de nós e o que ele tem para nós também. Vamos ouvi-lo?
ACLAMAÇÃO – As bem-aventuranças são os anúncios da felicidade para aqueles que confiam no Senhor. Aclamemos a Palavra que nos salva, cantando.
Evangelho –
PRECES
— Senhor, inspirai-nos a justiça e a humildade!Preces

1. PELA IGREJA, instrumento de unidade e de salvação, para que seja sempre a favor da vida e tenha os pobres como preferência primeira, rezemos ao Deus da vida.
2. PELAS PASTORAIS e por todos os promotores da paz, para que nunca se cansem diante das dificuldades e trabalhem com entusiasmo e amor, rezemos ao Deus da vida.
3. PELA NOSSA comunidade, para que seja expressão forte de acolhimento e exemplo de caridade, buscando gerar vida e salvação a todos, rezemos ao Deus da vida.
5. Por todas nós crianças , para que se abram à inspiração e ao desejo de Jesus de construir uma sociedade mais humana e fraterna, rezemos.
Ofertório –(Placas)
Hoje aprendemos que não basta ter uma receita, é preciso colocá-la em prática.
Aprendermos que cada passo dela é indispensável para seu sucesso. Por isso, hoje, vamos oferecer ao Senhor a nossa receita de bem segui-lo:
Oferecer o nosso desejo de ser humildes, simples…
Oferecer o nosso desejo de sermos pobres em espírito…
Oferecer nosso compromisso de consolarmos mais os aflitos
Oferecer nosso desejo de sermos mansos de coração…
De termos fome e sede de justiça
Oferecer nosso desejo de misericórdia para com os outros
Oferecer nossos desejos de sermos puros de coração e de promotores da paz
Oferecer nosso desejo de espalharmos a paz e trabalharmos para que ela reine por toda parte
Oferecermos o desejo de não deixarmos o seu nome, Senhor, ser injuriado, perseguido, pois só assim, junto ao pão e ao vinho, viveremos a alegria da recompensa de Deus.
Com alegria, vamos cantar saudando o senhor.
Comunhão – Quem é feliz, de fato, canta ao Senhor os seus louvores… encontra no Senhor motivo para sua alegria e senta na mesa pra comungar com Ele esse momento . Por isso, somos todos convidados a estar com Jesus na sua mesa, a comer e beber do milagre da vida. Vamos então cantar com muita alegria pra festejarmos este momento.
Ação de graças –
Crianças, hoje aprendemos que Jesus é o novo Moises, aquele que vai até a montanha e nos fala dos mandamentos mais simples e sinceros para que possamos merecer o céu. Nós achamos que é quase impossível segui-lo, mas acontece que tem muitos que vão além do esperando, que fazem da sua vida uma oferta perfeita a Deus, como São Francisco de Assis, um santo que soube como tantos outros, viver as bem aventuranças e ainda criar caminhos para que a gente também vivesse. A cada sermão da montanha que a gente vive na celebração , nos faz lembrar da oração desse santo em nossa vida . Por isso vamos cantar para que Deus nos abençoe também em nosso caminho rumo ao céu. Vamos todos cantar:
Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amem

Historinha para o teatro da semana:

As bem-aventuranças

Usar fantoches
Coruja –Abelha –Passarinho –Andorinha – Narrador –
Narrador: Era uma vez, na Grande Árvore… Dona Coruja, a sábia professora da floresta, estava reunida com sua turminha e ensinava uma receita muito importante. Vamos ver?
Coruja: – Meus queridos, hoje trago para vocês uma receita muito importante: a receita de saber viver bem… com amor…
Abelha: – Zum!…Zum!…Receita? Eu não entendi!Zum!…
Narrador: E o passarinho (azulão) foi logo interrompendo:
Passarinho: – Piupiupiu… Ah! Eu sei abelhinha, uma receita do que a sua mãe faz!
Abelha: – Ah, é?
Passarinho: – É… A sua mamãe quando quer fabricar mel, ela segue uma receita…com o lista de todos os ingredientes necessários ,não é ?
Narrador: E a coruja falou:
Coruja: – É isso! Ela precisa do néctar… da água…
Abelha: – É sim! A mamãe busca o néctar… a água…
Coruja: – Isso! E se ela colocar outros ingredientes? Será que sairá o delicioso mel?
Abelha: – Claro que não! Você acha que a gente não sabe seguir a tal receita? Nós somos bichos, mas não somos bobos!
Coruja: – Pois é isso mesmo… Deus nos mostrou um caminho para vivermos a alegria…a paz e o amor, junto dele no seu reino…É a sua receita…Agora cabe a nós seguirmos os passos para alcançá-lo.
Abelha: – Agora compreendi!Quer dizer, que se a gente quer viver bem feliz com Jesus, nós temos que seguir o seu caminho, assim como a receita?
Coruja: – Isso mesmo!
Andorinha: – Hum!…Eu já sabia disso tudo! Sabem… porque? É que eu moro lá na Igreja… Eles vivem querendo me tirar de lá, dizem que faço umas sujeirinhas ( É que eu  não me controlo ) Mas isso é outro assunto! O importante é que eu ouvi outro dia o Padre falando tudo sobre esse caminho, essa receita!
Abelha: – Mas esta receita é bem difícil de seguir, não é? Como faremos isso?
Coruja: (ler do livro)- Pois vou contar a vocês uma historinha que é um exemplo de como vivermos aqui as bem-aventuranças…que é a receita…Sabem, lá no reino dos insetinhos existia uma formiguinha chamada Terezinha…
Ela era diferente, sempre se vestia de modo simples, gostava de ajudar os outros, era humilde e bondosa. Fazia questão de ser pobre… Frequentava todas as manhãs, sem falta, os ensinamentos do Mestre…Ele sempre falava do perdão…do amor……e de como deveríamos praticar os ensinamentos do Mestre Maior !
Terezinha não tirava o livro sagrado (que o mestre lhe dera) de debaixo do braço. Sempre que podia parava com os outros animais e contava aquelas histórias bonitas que estavam no livro sagrado.
Ah!…Mas muitos riam dela, criticavam Terezinha porque ela falava de misericórdia… de paz…de justiça…Falava até que deveríamos ser pobres…pobres de espírito….deveríamos ter o coração puro para vivermos felizes…E muitos bichinhos comentavam entre si:
_Ora essa!Ela é uma louca! Não sabe o que diz… só fala besteira ! Essa Terezinha é uma sonhadora!
Mas muitos acreditavam no que Terezinha pregava porque ela não só falava, mas também fazia e dava seu testemunho.
Abelha: – Zum… E o que ela fazia, dona Coruja ?
Coruja: – Ora… Se houvesse algum animalzinho aflito e desconsolado, ela procurava ajudá-lo…Se houvesse algum injustiçado, ela lutava pela justiça…Se houvesse alguém triste, ela procurava alegrá-lo…Se houvesse alguma briga, ela logo procurava arrumar as coisas…
E quando todos riam dela e a criticavam, ela simplesmente sorria e o seu sorriso era de perdão.
Passarinho: – Puxa! Ela vive um pedacinho do Reino tão esperado aqui entre nós… Ela está seguindo a receita que Jesus, o Grande Mestre, nos deixou…A receita para seguirmos o caminho para o Reino de Deus !
Coruja: – E tem mais! Ela nos diz para a gente não desanimar, mas continuar lutando, acreditando que o Reino do Céu começa aqui, quando existe a partilha dos bens e do poder, quando nos fizermos mais humildes e dispostos a seguir com amor o caminho que o Mestre nos preparou!E assim foi a história da formiguinha Terezinha que virou a Santinha Terezinha.
Andorinha: – Nossa! Que bonita a vida dela! E a receita é seguirmos com amor o caminho que tantos santos traçaram e nos sinalizam…
Narrador: – E os passarinhos saíram voando alegres por terem aprendido com a coruja a receita da felicidade.
Tchau Coruja! Até a próxima semana!
Compromisso da semana: As bem-aventuranças proclamadas por Jesus são o caminho seguro para a plena manifestação do reino de Deus entre nós e para uma vida feliz para todos.
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/4o-domingo-comum-ano-a/

Sem comentários:

Enviar um comentário