18 de janeiro de 2017

Oração do adolescente


A adolescência não é a “idade horrível”, é a idade esplêndida em que Deus, pelas leis da natureza, põe no corpo e no coração do jovem um apelo profundo para um outro corpo, outro coração.
Quem dera que, neste tempo, o jovem tenha alguém para dizer-lhe isto. Pais que o amem bastante para não retê-lo egoisticamente, mas dirigir-lhe o olhar para a estrada nova e clara onde, um belo dia, a outra vai despontar.
Quem dera que ele tenha um amigo, um irmão que o ajude a sair de si próprio e dar-se aos outros; sem isto ele se tornará escravo de si mesmo, incapaz de amar.
*
Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte… Nisto ficamos conhecendo o Amor: Ele ofereceu sua vida por nós. Devemos, também nós, oferecer a vida por nossos irmãos. (Primeira carta do apóstolo João, 3. 14, 16).
Meus queridos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus… Quem não ama não conheceu Deus, porque Deus é Amor. (Primeira carta do apóstolo João, 4. 7-8).
*
Quisera amar, Senhor,
Preciso amar.
Todo meu ser é um imenso desejo:
Meu coração,
Meus braços batem no ar e não consigo apanhar um objetivo para meu amor.
Estou sozinho e queria ser dois.
Vivo, e ninguém para acolher-me a vida.
Porque ser rico assim e não ter ninguém a enriquecer?
Donde vem este amor?
E para onde vai?
Quisera amar, Senhor.
Preciso amar.
Aqui está, Senhor, esta noite, todo o meu amor inativo.
*
Escuta, filho,
Para um pouco, e faze, silenciosamente uma longa romaria até o fundo do teu próprio coração.
Caminha ao longo de teu amor novinho como quem remontasse a corrente de um regato para achar a nascente.
E bem no fim, já no fundo, no infinito mistério de tua alma conturbada Me encontrarás, a mim,
Pois meu nome é Amor,
E desde sempre outra coisa não fui senão amor,
E o Amor está em ti.

Fui eu quem te fez para amar,
Para amar eternamente,
E teu amor passará para uma outra tu mesmo:
É aquela que procuras,
Fica tranquilo, ela está em teu caminho,
A caminho desde sempre, na Estrada de meu Amor.
Há que esperar que ela passe,
Ela se aproxima,
Tu te aproximas,
Vos reconhecereis,
Pois para ti fiz seu corpo, e fiz o teu para ela,
Para ela fiz teu coração, e para ti o seu,
Procurai-vos os dois, dentro da noite,
Em “minha” noite que se fará Luz se me mostrai confiança.
Guarda-te para ela, meu filho,
Como ela se guarda para ti,
Eu vos guardarei um par ao outro,
E já que tens fome de amor, botei no teu caminho todos os teus irmãos para amar.
Crê, é um aprendizado bem longo o do teu amor,
E não há muitas espécies de amor:
Amar, sempre é deixar-se para ir aos outros…
*
Senhor ajuda-me a esquecer-me por meus irmãos os homens,
Para que um dia, dando-me, eu aprenda a amar.
Michel Quoist
Retirado do livro: Poemas para Rezar
Fonte:http://cleofas.com.br/oracao-do-adolescente/

Sem comentários:

Enviar um comentário