12 de janeiro de 2017



Hora Santa para Crianças e Adolescentes


Canto: Um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir. Caneta e papel na sua mão, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso o que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria. E ao chegar o fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz.
Ouvindo o que eu falei ela me olhou e disse que era lindo o que  eu falei. Pediu que repetisse, por favor, que não falasse tudo de uma vez. E perguntou no meio de um sorriso o que é preciso para ser feliz.
Depois que eu terminei de repetir, seus olhos não saiam do papel. Toquei no seu rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado e ao meu lado foi dizendo assim.
Saudação
  1. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo.
T: amém!
  1. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuni no amor de Cristo.
  1. Somos convidados a estar com Jesus no santíssimo Sacramento, para louvar, agradecer, bendizer e adorar ao Deus da vida. Durante esta hora, vamos abrir-lhe o nosso coração, meditar Sua Palavra e alimentarmos do seu amor. No Montedas Oliveiras, Jesus disse aos seus discípulos: “Minha alma está numa tristeza mortal, ficai aqui e vigiai comigo. (Mt 26,38).
Podemos dizer, então: Aqui estamos Senhor, contigo ficaremos e vigiaremos. Que o Espírito Santo nos encha com a sua luz e acenda em nossos corações a chama de seu divino amor.
Canto:
Tu anseia, eu bem sei, por salvação
Tens desejo de banir, a escuridão
Abre, pois, de par em par, teu coração.
E deixa a luz do céu entrar.
Deixa a luz do céu entrar (2X)Abre bem as portas do teu coraçãoE deixa a luz do céu, entrar.
Cristo, a luz, do céu em ti, quer habitar
Para as trevas do pecado, dissipar,
Teu caminho e coração, iluminar,
E Deixa a luz do céu, entrar.
  1. Senhor, neste dia quero aprender a amar como Tu amas e compreender como Tu compreendes. Ensina-me a respeitar e aceitar os outros; ter paciência, bondade, mansidão e prudência. Que eu veja somente o bem em cada um dos meus irmãos. Transforma o meu coração para que eu leve a paz, a alegria, o consolo, a esperança e o amor aos que se aproximarem de mim. Cubra-me com Tua graça e que eu jamais Te ofenda e possa Te revelar a todos.
T: Amém.
L1: Todas as vezes que nos reunimos Ele está presente no meio de nós: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.”(Mt 18,20). Somos o seu corpo, Ele age em nossas ações, “Eis que eu estarei convosco todos os dias , até o fins dos tempos.” (Mt 28,20). Por isso, em todos   os momentos Ele está conosco, mesmo quando é noite, não estamos sós.
T: Fica conosco Senhor, somos teus seguidores. Fica conosco Senhor, somos tuas crianças.
L2:”Cristo está presente na sua Palavra, pois é Ele que fala quando na Igreja se leem as Sagradas Escrituras”. Portanto, quando ouvimos as Escrituras Ele nos fala e aquece nosso coração.
T: Fala Senhor, fala da vida. Só tu tens Palavra eterna, queremos ouvir!
L3:Jesus Cristo está presente na pessoa do pobre e excluído. Todas as vezes que fazemos algo por estes, é ao próprio Cristo que fazemos.(Cf. Mt25,40).
T: Entre nós está e não o conhecemos. Entre nós está e nós os desprezamos.
L4: Presente na Assembleia reunida, na Palavra proclamada e no pobre, Jesus Cristo está presente de modo especial na Eucaristia.
T: Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
D.Ó Deus de amor e de acolhida, obrigado por este encontro. Ajudai-nos a tornar-nos pessoas capazes de amar. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos a misericórdia do Pai.
L1: Senhor, nem sempre escolhemos o dom da vida. Somos vencidos pelas tentações e pecados contra o Criador e a sua criação, pelo excesso de consumismo, egoísmo e orgulho dominador. Confiastes na vossa misericórdia, rezemos:
T: Perdão, Senhor, porque não colocamos o amor em primeiro lugar.
L2:Pelas vezes que não preservamos nossa língua do mal e de nossos lábios saíram palavras mentirosas que machucam a vida de nossos irmãos , rezemos:
T: Perdão, Senhor, porque não colocamos o amor em primeiro lugar.
L3:Pelas vezes que nossos olhos não se voltaram ao justo e nossos ouvidos não atenderam ao grito do necessitado, rezemos:
T: Perdão Senhor, porque muitas vezes valorizamos mais o dinheiro  deixando de lado o valor da pessoa humana.
L4: Senhor Deus, que se mostra tão bondoso para com vossos filhos e filhas que se reconhecem pecadores, libertai-nos de nossos pecados para que possamos, de coração puro, celebrar a vossa ressurreição.
T: Dai-nos a graça de cantar vossos louvores de modo que eles vos sejam agradáveis e possam, assim, por vossa graça, reparar o mal que praticamos.
L1: Infelizmente nossas faltas nos levam a inverter o ordem dos valores. Acabamos valorizando mais os bens materiais do que as pessoas. Que o Senhor da esperança nos envie o Espírito Santo para criar em nós um coração novo capaz de amar como Jesus amou.
T: Que todos os movimentosdo nosso coração sejam um testemunho do nosso amor a Jesus.

Canto: A Ti Meu Deus, elevo meu coração
Elevo as minhas mãos , meu olhar, minha voz
A Ti Meu Deus eu quero oferecer, Meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer
( Refrão)
A Tua ternura Senhor vem me abraçar
E a tua bondade infinita me perdoar
Vou ser teu seguidor e te dar meu coração
Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.
A Ti Meu Deus , Que És bom e que tens amor
Ao pobre ao sofredor, vos servir, esperar
Em Ti Senhor, humildes se alegrarão
Cantando a nova canção de esperança e de paz.
( Refrão)
A Tua ternura Senhor vem me abraçar
E a tua bondade infinita me perdoar
Vou ser teu seguidor e te dar meu coração
Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.
L2:Façamos um pequeno silêncio e pensemos se estamos sendo capazes de amar a Deus mais do que aos bens materiais. ( Ficar sentados e fazer silêncio)
L3: Contemplando este Deus Pai amoroso que compreende , ama e perdoa, vamos acolher uma vez mais a parábola do pai bondoso e seus dois filhos .
D: “ Um homem tinha dois filhos. O mais novo pediu ao pai a parte de herança que lhe cabia. O pai dividiu, então, os bens entre eles. Dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante e ali gastou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha esbanjado tudo o possuía, chegou uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. Arrependido, resolveu voltar para casa. Seu pai o recebeu com grande festa. O filho mais velho estava no campo e ao voltar para casa, ouviu música e barulho de dança. Perguntou  ao criado o que estava acontecendo e este respondeu que seu irmão havia voltado e seu pai o recebeu com festa. Ele ficou revoltado e não queria entrar em casa. Seu pai foi ao seu encontro e disse-lhe: “Filho, o que é meu é teu; convinha fazermos festa, pois teu irmão estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado”. Palavra da Salvação.
T: Glória a vos Senhor.
L4:Senhor, Jesus, queremos te pedir: ajuda-nos a viver este amor incondicional que rejeita ambição, o egoísmo e a prepotência. Que as pessoas descubram a alegria de repartir de repartir e amar como Jesus amou.
Canto: Tudo é do Pai (se não souber cantar pode ser lido todos juntos)
Eu pensei que podia viver por mim mesmo/ Eu pensei que as coisas do mundo não iria me derrubar / O orgulho tomou conta do meu ser / E o pecado devastou o meu viver / Fui embora disse ao pai daime o que é meu! / Dá-me a parte que me cabe da herança / Fui pro mundo / Gastei tudo / Me restou só o pecado / Hoje eu sei que nada é meu tudo é do pai
(refrão)
Tudo é do paiToda honra e toda glóriaÉ dele a vitóriaAlcançada em ,minha vidaTudo é do paiSe sou fraco e pecadorBem mais forte é meu SenhorQue me cura por amor (bis)

  1. O amor de Jesus é mesmo sem limite: para ele, vale a pena dar a própria vida pelas pessoas que se ama. E foi o que Ele fez. Vamos relembrar um pouco sobre os últimos dias de Jesus, antes da sua morte.
L1. Jesus não era aceito pelas pessoas do seu tempo. Suas ideias não erram do interesse de muitos , porque Ele estava do lado dos pobres, dos injustiçados e dos pecadores.
T: Por isso os poderosos decidiram  que ele não podia viver no meio do povo e resolveram mata-lo.
L2:No Horto das Oliveiras, na quinta-feira , pensando em sua amarga Paixão e morte, Jesus derramou suor de sangue .Depois foi preso, maltratado e coroado de espinhos. Sentiu náuseas e calafrios pelo sangue perdido e pelas dores.
T: Meu Jesus, por essa coroa de longos espinhos que transpassaram a Vossa Santa face, tende compaixão das pessoas que sofrem abandonadas pela família e pela sociedade.
L3:A noite foi longa, marcada pelo sofrimento, fome, sede e abandono. Ao amanhecer, colocaram uma pesada cruz em seus ombros e o fizeram caminhar pelas ruas até o monte Calvário.
T: Jesus, mesmo sendo Deus, assumiu a forma de escravo e tornou-se igual ao ser humano. Como homem, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte, e ,morte de cruz.
  1. Nesse grande momento de aflição que Jesus passava, sua querida mãezinha foi ao seu encontro para lhe dar a única coisa que podia: o seu amor. Ela via o sofrimento de seu filho e nada podia fazer. Meditaremos sobre os momentos martirizantes que ela viveu, desde o nascimento de Jesus até sua morte.
L4:Mesmo estando na Graça de Deus, Maria não deixou de passar por provações, dificuldades e dores. A primeira  dor de Maria foi ouvir o velho Simeão lhe apresentar uma espada de dor que iria lhe acompanhar por toda a vida. Por essa dor, rezemos:
T: Ave-Maria…
L1: A segunda dor foi ter que fugir para o Egito com José e o Menino Jesus para se livrar da perseguição de Herodes. Por essa dor, Rezemos:
T: Ave-Maria…
L2:Aterceira dor, foi a perda de Jesus em Jerusalém, aos onze anos. Após três dias de aflição, ela encontra seu Filho no Templo ensinando os doutores da Lei. Por essa dor, rezemos:
T: Ave-Maria…
L3: Na quarta dor, Maria viveu os tormentos da Paixão de seu Filho no caminho do Calvário. Ela vê o sofrimento de Jesus ensanguentado, esbofeteado, escarrado, coroado de espinhos e flagelado. Que mãe poderia aguentar tamanha dor?
Por tão grande aflição, rezemos:
T: Ave-Maria…
L4:Maria viu seu Filho ser crucificado, viu o sangue jorrar de suas mãos e pés e a cruz ser levantada. Nesta quinta dor, ela participou da agonia indescritível de seu amado Filho, até a morte. Foi o golpe mais cruel e mais profundo da espada predita por Simeão. Maria assistiu a toda malvadeza humana contra Jesus. Por tamanha dor, rezemos:
T: Ave-Maria…
L1: Na sexta dor, Maria recebe em seus braços seu filho já sem vida, que foi descido da cruz por Nicodemos e José de Arimatéia. Foi o preço do perdão e da salvação que Maria contemplava agora em seus braços. Por essa dor rezemos :
T: Ave-Maria…
L2: A sétima dor foi a solidão de Maria que deixou no túmulo o seu folho amado. Maria, como Jesus, bebeu até a ultima gota do cálice e repetia com Jesus: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. Rezemos por essa dor:
T: Ave-Maria…
  1. Quantas mães hoje estão preocupadas com a vida dos seus filhos assinaladas pelas drogas, violência e miséria! Queremos neste momento entregar nas mãos de Jesus, todas as mães sofridas, cuja vida dos filhos enche-lhes o coração de tristeza e dor.

Canto : Santa Mãe Maria
L3: Chegando ao Calvário, os soldados tiraram tudo o que restava de Jesus, inclusive a túnica que foi tecida por sua Mãe.
T: Para muitas pessoas, a sociedade tirou-lhes tudo: os sonhos, a liberdade e a dignidade. Tornaram-se totalmente manipuladas e dependentes dos outros.
L4:Com fortes marteladas, cravos foram atravessados na carne dos punhos de Jesus para ficarem presos na madeira da cruz. Depois de transpassarem suas mãos e seus pés, Ele foi elevado entre o céu e a terra, para atrair os olhares de todos.
T: Hoje, muitas pessoas são pregadas em suas cruzes. São cruzes como a fome, abandono, o frio, a doença, a ignorância, o desprezo e a violência. Por diversas razões, na maioria das vezes, não nos deixamos mover pelo amor e não caminhamos ao encontro delas.
L1:Às três horas da tarde Jesus entrega seu Espírito. A cruz, que era instrumento de condenação, agora é símbolo de salvação, de vida, libertação e vitória.
T: Jesus, você derramou seu sangue na cruz para nos dar uma vida nova. Seu amor supera todos os obstáculos e nem a morte pode destruí-lo. Olha para nós com seu olhar  amor.

Canto: Um certo Galileu
Um certo dia, a beira mar, apareceu um jovem Galileu. Ninguém podia imaginar, que alguém pudesse amar do jeito que ele amava./ Seu jeito simples de conversar, tocava o coração de quem o escutava.
E seu nome era Jesus de NazaréSua fama se espalhou e todos vinham verO fenômeno do jovem pregadorQue tinha tanto amor
Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu. Naquela estrada, naquele sol, e o povo a escutar histórias tão bonitas. Seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita.
Em plena rua, naquele chão, naquele poço e em casa de Simão. Naquela relva, no entardecer, o mundo viu nascer a paz de uma esperança. Seu jeito puro de perdoar fazia o coração voltar a ser criança .
Um certo dia, ao tribunal, alguém levou o jovem Galileu. Ninguém sabia qual foi o mal, e o crime que ele fez; foram seus pecados. Seu jeito honesto de denunciar, mexeu na posição de alguns privilegiados. E mataram a Jesus de Nazaré, e no meio de ladrões puseram sua cruz,
Mas o mundo ainda tem medo  de Jesus, que tinha tanto amor.
D.O amor venceu. A vida venceu a morte. Jesus ressuscitou verdadeiramente e está no meio de nós. Porque Ele vive, essa ressurreição deverá acontecer diariamente em nossa vida.
T: Abre-nos o nosso Sagrado Coração, ó Jesus. Cria em nós um coração novo e novo espírito, para vivermos um relacionamento de profundo amor com Deus e com todas as c pessoas que passam pelo nosso caminho.
L2: O amor que Cristo nos ensina é aquele dedicado ao irmão, sem interesse, sem esperar receber nada em troca e que procura promover a pessoa do outro. A lição que Jesus nos traz na sua cruz, não é um sentimento, mas é grande força de vida, de dignidade e de esperança.
T: Se vivermos no amor de Jesus e no amor ao próximo, estaremos no melhor caminho para o nosso bem, realização e felicidade. Queremos, então, viver numa profunda amizade com Deus para termos a sabedoria, que procede de seus ensinamentos, para levar-nos à santidade na vida cristã de cada dia.
  1. Rezemos para que o Senhor nos dê um coração fraterno e uma atitude generosa para ajudar, acolher e amar o próximo como Ele nos ensinou;
T: Pai- Nosso…
  1. Diversos são os caminhos que nos levam a Deus, mas, o melhor para se obter dele qualquer graça, é a oração, principalmente a oração de agradecimento. A oração de agradecimento é a chave que abre os tesouros divinos. Por isso, vamos agradecer a Ele, por sua grande bondade.
L3: Pelo dom precioso da vida, obra da criação de Deus, rezemos:
  1. Obrigado Senhor!
L4:Pelos nossos pais, que se doam com amor pelo nosso bem-estar, pelas famílias e pelos nossos amigos, rezemos:
  1. Obrigado Senhor!
L1. Pela nossa catequese, pelas catequistas e pela comunidade que nos acolhe, rezemos:
  1. Obrigado Senhor!
L2:Por toda a natureza, pelos mares, rios e oceanos, presentes de Deus para a humanidade, rezemos:
  1. Obrigado Senhor!
  2. Jesus, morrendo na cruz, nos trouxe a vida. Seu sangue nos purifica e a sua ressurreição nos aumenta a esperança. Não podemos ficar indiferentes a tanto sofrimento que Jesus passou, e tudo por amor. Vamos, agora, olhar profundamente para a cruz de Jesus. Ela está aqui, presente na Eucaristia, vivo e ressuscitado.
 ( Momento em Silêncio).
Canto: Noites Traiçoeiras
( se não souber cantar pode ser lido todos juntos)
Jesus está  aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
Entregue sua vida, seus  problemas.
Fale com Deus. Ele vai ajudar você.
Deus te trouxe aqui
Para aliviar os teus sofrimentos;
É Ele o autor da fé,
Do princípio ao fim de todos teus tormentos.
E ainda se vier noites traiçoeirasSe a cruz pesada for, Cristo estará contigo.O mundo pode fazer você chorarMas Deus te quer sorrindo (bis)
Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, Ele vai ajudar você.
Após a dor vem a alegria
Deus é amor, não te deixará sofrer.
  1. Senhor, sabemos que compreendes o que sentimos, porque conheces o nosso coração e nossos sentimentos. Te agradecemos porque o Senhor se humilhou, tornou-se humano e morreu na cruz por nossos pecados. Mas, ao ressuscitar, venceu a morte e nos deu vida nova, restaurando em nós a beleza divina que havíamos perdido. Por isso, te pedimos, Jesus: abençoe nossa vida, nossa família, nossa catequese e nosso trabalho. Acalma nosso coração e nos dê a sua paz. Sabemos que esse é um momento especial, então, pedimos especialmente ( pausa, faça seu pedido em silêncio)
Pedimos com fé, porque o Senhor mesmo disse: “Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita” (Jo 16,4).
Diante das dificuldades enfrentadas em nosso dia-a-dia, queremos dizer como Santa Tereza: “nada te perturbe, nada te espante, tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alcança. quem a Deusnada faltará. Só Deus basta.”

Canto: Quão grande és Tu
Senhor meu Deus, quando eu maravilhado
Fico a pensar nas obras de Tuas mãos
No céu azul de estrelas pontilhado
O Teu poder, mostrando a criação
Então minh’alma canta a Ti, Senhor
Quão grande és Tu!Quão grande és Tu!
Quando eu medito em seu amor tão grande
Teu filho dando ao mundo pra salvar
Na cruz vertendo o seu precioso sangue
Minh’alma pode assim purificar
E quando em fim Jesus vier em glória
Ao lar celeste então nos transportar
Te adorarei prostrado e para sempre
Quão grande és Tu!Meu Deus hei de cantar.
( Ao terminar sair em silêncio).

Fonte:http://misericordia.org.br/marianos/vocacional/oracoes-vocacionais/hora-santa-para-criancas-e-adolescentes/

Sem comentários:

Enviar um comentário