5 de janeiro de 2017

Epifania do Senhor, Reis magos – Ano A

“Celebramos a festa da Epifania do Senhor. Em Jesus, Deus manifestou o seu amor e misericórdia pela humanidade.”

– Missa com criança da semana: Os reis magos
– Evangelho: Mt 2,1-12
Viemos adorar Jesus
Celebramos a festa da Epifania do Senhor. Em Jesus, Deus manifestou o seu amor e misericórdia pela humanidade. Acolhamos com alegria a salvação que ele nos oferece.
Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes.
Hoje temos a felicidade de inaugurar o ano novo…
Estamos há 2017 anos do nascimento de Jesus e, celebramos ainda como se hoje ele estivesse nascido, tão perto de nós… tão presente em nossas vidas .
Nossa festa de hoje é a epifania, ou seja, a grande manifestação de Deus ao mundo, através de três pessoas que entraram para a história. Três reis magos… Que tiveram como missão, conhecer a Jesus primeiro e levar à boa noticia por todos os cantos da terra.
Quem são eles? São aqueles lá no retro: Baltazar, Gaspar, Belchior… Grandes reis que foram escolhidos por Deus, para anunciar o nascimento de Jesus ao mundo. Mas, hoje, eles têm uma missão diferente, vieram até aqui, na missa das crianças para chamá-los a ser também disseminadores da boa nova de Jesus, nos mostrando que nasceu um Salvador que insiste em nos amar. Mas, também, quer ser conhecido e, para isso, precisa que você o acolha em seu coração e ,quando se tem um amigo , precisamos falar dele aos outros, não é verdade?
Quem quer ser amigo de Jesus? Quem vai então falar Dele por toda parte assim como os reis magos fizeram?

Então nossa missão é essa, ser um rei, uma rainha em nome de Jesus e falar Dele por onde andarmos.

Ato penitencial –(arrumar três crianças com três baús para cada uma com as fichas dentro dos baús)
Ao receber a visita dos três reis magos, Jesus recebeu deles presentes: um deu mirra, outro deu incenso e outro deu ouro. Todos estes presentes foram dados em louvor e alegria pelo nascimento do Menino Deus. Vocês acreditam que vieram aqui umas crianças representando todas vocês… Querendo também deixar seus presentes para o Menino _Deus assim como os reis magos fez? Tenho certeza de que o Senhor irá adorar receber os presentes, mas acho que temos que dar uma olhadinha antes dele receber, não é verdade?Então nossa missão é essa, ser um rei, uma rainha em nome de Jesus e falar Dele por onde andarmos.
Ato penitencial –(arrumar três crianças com três baús para cada uma com as fichas dentro dos baús)
Que presentes vocês trouxeram aqui dentro desses baús?
rianças – Tem de tudo, tudo que estava em nosso coração, trouxemos pra dar a Jesus.
Comentarista – Então, vamos olhar que presentes são estes? Pode ser que o que esteja no nosso coração não seja tão bom assim, não é mesmo? Vamos abrir este primeiro baú: (ir tirando e lendo, retirar o que não dá pra ficar no baú, as coisas que devemos jogar fora        (dentro dos baús devem conter pecados: mentira, fofocas, brigas, desobediência, falta de compromisso, não rezar, brigar com os colegas, responder, falar palavrão e tem que ter também coisas boas: amizade, amor, carinho, bondade, alegria, partilha etc… ir perguntando as crianças o que deve deixar e o que deve ser jogado fora.)
Viram só, crianças?! Foi muito bom, darmos uma limpeza no nosso baú, que é o nosso próprio coração, pra não darmos nada de ruim pra nosso Deus.
Então, pelas vezes em que erramos e enchemos nosso coração de pecados, vamos pedir perdão ao Senhor cantando, na certeza de que seremos perdoados porque não queremos mais errar e só presentes bons, nós queremos a ele dar.
LEITURA -. O profeta Isaías anuncia a manifestação da glória de Deus a todos os povos. A luz do Senhor atrai para si todas as nações. Vamos ouvir essa bonita leitura com muita atenção?
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1 Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém,
porque chegou a tua luz,
apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2Eis que está a terra envolvida em trevas,
e nuvens escuras cobrem os povos;
mas sobre ti apareceu o Senhor,
e sua glória já se manifesta sobre ti.
3Os povos caminham à tua luz
e os reis ao clarão de tua aurora.
4Levanta os olhos ao redor e vê:
todos se reuniram e vieram a ti;
teus filhos vêm chegando de longe
com tuas filhas, carregadas nos braços.
5Ao vê-los, ficarás radiante,
com o coração vibrando e batendo forte,
pois com eles virão as riquezas de além-mar
e mostrarão o poderio de suas nações;
6será uma inundação de camelos
e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir;
virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso
e proclamando a glória do Senhor.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
Aclamação
Do oriente surgiram à figura dos três reis magos, tinham como missão anunciar a todos os povos que ali, em Belém, nascerá o salvador de todos os povos. Com alegria e todos de pé vamos saudar o evangelho cantando.
Preces
– Senhor, abençoai nossa igreja , todos os bispos, presbíteros e diáconos e todos os anunciadores da Boa Nova para que sejam luz a iluminar o vosso povo. Nós vos pedimos.
– Senhor, fazei com que a estrela da fé que guiou os Magos brilhe hoje no caminho de todas as pessoas que aceitam Jesus como a verdadeira luz da vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, olhai por aqueles que ainda não contemplaram a luz da fé, para que, seguindo a estrela de Belém, possam vir adorar o Salvador. Nós vos pedimos.
– Senhor, olhai com carinho por cada criança que aqui se encontra , para que seguindo a luz dos seus ensinamentos, possam refletir em nossa comunidade todo testemunho de amor e caridade aprendidos , nós te pedimos
Ofertório
Gaspar Gente do céu!!!Vamos chegando rapidinho porque mal  saímos de uma encenação e temos que participar da outra.
Baltazar Oi, crianças. Como vocês já sabem, nós somos os três reis magos, e estamos aqui porque, nesse momento do ofertório, vamos oferecer junto a vocês uma receita infalível de felicidade pra vivermos bem com nosso Deus o ano todo. Vocês querem apreender?
Belchior A receita se chama Bolo dos reis. Quem já  ouviu falar ? Crianças, não tem nada melhor nessa vida… Se Deus experimentar desse seu bolo o céu está garantido. Vocês podem confiar que o bolo e bom mesmo.
Então vamos lá, companheiros, olha a receita do bolo.
Nesse ano novo, coloque duas medidas de alegria.
Misture bem com mais três medidas de carinho, acrescente três colheres de paciência e bota muito fermento de tolerância.
Agora amassa bem.
Pensam que terminou? Claro que não.
Vamos lá. Á parte bata os pecados até eles se cansarem de entrar em você e, ai, depois de claros como a neve, tudo muito limpo, misture na massa. Nessa massa misture porções de caridade, com afeto e fraternidade. Ah, não se esqueçam da pitada de justiça e verdade que jamais poderão faltar. Agora é só pôr para assar e esperar que nesse nosso coração, que é o forno, ele cresça e fique fofo.
Ah pensam que terminou? Terminou não.
Na cobertura, que é o mais lindo, capriche na alegria e despeje sobre ele todo amor desse mundo porque esse bolo da felicidade é o que ofertaremos ao nosso Deus, junto ao pão e ao vinho.
Mas que beleza que ele ficou com certeza não é só Deus que vai querer não, então o coloque na mesa da comunhão e reparta-o com o irmão.         Assim é a nossa oferta que, com certeza, irá agradar ao nosso Deus.
Vamos todos cantar com alegria?
Comunhão – Jesus, salvador do mundo, nós cremos em vós e queremos também celebrar a Epifania comunicando o mundo o seu poder, o seu amor, as suas palavras. Por isso, hoje estamos aqui, como crianças que queremos aprender pra um dia também sair pelo mundo a anunciar. Com alegria vamos iniciar nosso anúncio cantando.
Ação de graças – É, crianças, como vimos os três reis magos não vieram deixar presentes somente para o Menino –Deus, não. Eles deixaram presentes para toda a humanidade… Presentes de humildade, reconhecimento pela presença do Cristo, generosidade, simplicidade, compromisso… E o mais importante, eles caminharam em direção ao Deus menino. Que neste ano novo, que está surgindo de mansinho possamos também possamos caminhar em direção ao Menino-Deus, de mãos dadas, unidos numa corrente fraterna, onde o amor será o nosso maior guia e a paz o nosso triunfo
E por falar em paz, vamos então pedir ao pai que em 2017, ele nos traga a paz tão desejada e vamos pedir orando a Ele, enquanto ouvimos uma canção que nos trará motivos para vivê-la em 2017.
Sugestão: (musica – A paz- Roupa Nova youtube)

Historinha para o teatro da semana:

Os Três Reis Magos

Vocês conhecem a história dos três Reis Magos? Eles eram grandes estudiosos e gostavam de conhecer todos os segredos da natureza.
No tempo em que Jesus nasceu os Reis eram considerados sábios. E dentre os eles existiram três que moravam em regiões bem distantes do nosso planeta que foram escolhidos de forma muito especial, vamos conhecê-lo?
 Este é rei BALTAZAR, ele morava num castelo muito alto. Nesse castelo havia uma torre e uma igreja em ruínas. O último padre já havia morrido e ninguém veio substituí-lo para ensinar as crianças.
Os pais também não levavam mais as crianças para a Igreja, não falavam de Deus aos seus filhos e nem as ensinavam a viver os verdadeiros valores.
A igreja ficou abandonada e o povo, sem fé.
O rei Baltazar andava muito triste, porque no seu país o povo só pensava nas coisas materiais, perdera a fé e se esquecera de Deus.
Numa dessas noites, Baltazar foi visitar a igreja em ruínas. Ao chegar à igreja, como estava muito cansado, deitou-se e adormeceu. E teve um sonho: viu uma linda criança surgindo no meio da escuridão, envolta em ouro e parecia um sol. E a criança falou a Baltazar: “quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima. Segue essa estrela que ela lhe trará a fé”. E a criança desapareceu.
A partir dessa visão, cada vez mais o rei procurava uma nova estrela no céu. Até que, um dia… ele viu uma estrela que brilhava mais do que todas as outras, e nela havia uma criança deitada no berço, com os bracinhos abertos. A criança dizia: “Aproxima-se à hora, Baltazar!” A estrela se movimentava no céu como que apontando um caminho.
Baltazar voltou para o palácio e começou a arrumar suas coisas para a viagem. E ele ia pensando, que presente deveria levar ao menino da estrela. Lembrou-se do cheiro de incenso que queimava na igreja e preparou um lindo vaso com incenso para levar ao menino, filho do Rei, que ia nascer. E lá se foi Baltazar com seu camelo, seguindo a estrela.
Em outro país, havia outro rei chamado MELQUIOR. Ele andava muito triste porque no seu país havia muita guerra, violência e destruição. Os ladrões roubavam as casas e as pessoas andavam com muito medo. Os vizinhos brigavam entre si e não havia paz. Então, o rei Melquior fez uma reunião com todos os seus ministros para buscar uma solução para o seu país. Os ministros só encontravam soluções violentas: mais policiais nas ruas, armas mais pesadas, forca, pena de morte, leis mais rígidas, etc. Ninguém se entendia; e acabaram brigando entre si.
Nessa discussão, um dos ministros bateu na taça de ouro que estava na mesa e derramou todo o vinho na toalha. O Rei Melquior ficou muito aborrecido e permaneceu em silêncio olhando para a taça virada. No fundo da taça, estava uma estrela brilhante e uma criança deitada num berço com os bracinhos abertos. E a criança dizia: “quando você me ver na estrela, à hora da alegria estará próxima. Segue essa estrela que ela lhe trará a paz”.
A partir daquele dia, o rei começou a procurar todos os dias, no céu, essa estrela brilhante. Até que um dia, lá no alto… Ele viu aquela mesma estrela brilhante que aparecera na taça; e no meio estava uma criança deitada com os bracinhos abertos.
Melquior ficou emocionado porque sabia que o tempo do nascimento estava próximo. Então, ele pediu para preparar a caravana para começar a viagem ao encontro do menino da estrela.
Arrumou o melhor presente que tinha: aquela mesma taça de ouro que estava na mesa da reunião. Saindo do palácio, iniciou a viagem seguindo a estrela que brilhava no céu, buscando fé e paz para seu povo
O último rei mago chamava-se GASPAR e vivia na África. No seu reino o sol era muito forte e queimava as plantações e a terra. Quase não chovia. O povo vivia às margens dos rios onde se podia plantar verduras, frutas e outros alimentos.
O rei Gaspar ia sempre ao rio junto com o povo para rezar e pedir chuva. Mas, as águas do rio baixavam cada vez mais e a chuva não vinha. A seca foi aumentando e o povo vivia triste, com fome e com sede. Somente sobrou uma fonte que ficava no castelo, onde ainda havia muita água. Por isso, todo o povo se dirigia para o castelo a fim de pegar água. Mas, era tanta gente que a água começou a acabar. Muitos morriam de sede pelo caminho. O rei ficou muito triste no dia em que acabou completamente a água do poço.
Naquela noite, o rei Gaspar teve um sonho.
Sonhou que estava olhando o fundo do poço quando perdeu o equilíbrio. Para não cair dentro do poço ele teve que se agarrar a uma arvorezinha chamada Mirra. Era a única árvore que sobrara em todo aquele deserto seco e árido. A Mirra é uma pequena árvore que dá uns grãozinhos dentro da casca, que servem para aliviar o sofrimento das pessoas.
Assustado, o rei Gaspar percebeu que o fundo do poço estava todo iluminado. Ele também viu uma estrela brilhante com uma criança deitada num berço. E o menino dizia: “Quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima”.
No mesmo instante começou a brotar muita água no poço, enquanto a estrela subia para o céu mostrando um caminho. E a criança desapareceu.
Gaspar acordou muito feliz com o sonho e convocou todo o povo para descer ao rio e rezar. De repente, atrás das nuvens, apareceram nuvens negras, com raios e trovões, desabando um grande temporal sobre o país.
Gaspar ficou emocionado e percebeu que a água do rio estava brilhando. E olhando para o céu, viu a mesma estrela do sonho, com a criança no berço, apontando um caminho.
Agradecido, Gaspar resolveu ir atrás do menino da estrela. Mandou preparar a caravana e um presente especial para o menino: ele levou a mirra, que era um bálsamo feito com grãos daquela única árvore que sobreviveu a toda a seca do país, e estava junto ao poço do castelo.
Os três reis magos viram a mesma estrela com o menino, mas, um não sabia o que havia acontecido com o outro. Eles não se conheciam, mas, viajaram seguindo a mesma estrela, cada um por um caminho diferente, com muita certeza e esperança. Eles foram se encontrar somente perto de Jerusalém, quando pararam para descansar. Foi aí que os três reis magos se encontraram; eles se apresentaram um ao outro e descobriram que estavam seguindo a mesma estrela e procurando o mesmo menino.
Eles ficaram muito contentes e felizes.
Mas, quando olharam para o céu perceberam que a estrela havia desaparecido.
Então eles ficaram muito tristes. Como seguir viagem se a estrela desapareceu?
Foi então que eles resolveram ir até o palácio de Herodes, afinal de contas ele também era rei e devia saber do paradeiro do maior de todos os reis
Mas que nada, O rei Herodes ficou foi bravo em saber que iria nascer outro rei e que ele nem tinha sido avisado, mas fingiu de bonzinho e fez de rogado, queria também saber onde iria nascer o tal reizinho, para depois também ir visitá-lo, mas como vocês já sabem crianças, o que ele queria é matá-lo.
Contudo Herodes ouvindo os magos falarem que o menino era rei ficou muito preocupado. Chamou os sábios para saber o lugar certo onde o menino deveria nascer. E em seguida, Herodes avisou os magos para que ao voltarem da viagem dissessem a ele onde o menino estava ele tinha grande interesse em conhecê-lo.
Quando saíram do Palácio de Herodes, os reis magos enxergaram novamente a estrela e ficaram muito contentes.  Apressaram os passos, colocaram os camelos a correr precisavam chegar rápido, a estrela anunciava o lugar certo do salvador.
Seguindo a estrela chegaram até Belém onde encontraram aquele menino numa gruta, deitado num bercinho ao lado de seus pais.
Ah, crianças, foi à cena mais bonita desse mundo, os reis ali, diante do maior de todos os reis… Ele tão simples, tão humilde, se fazendo assim para demonstrar ao mundo que ele veio para todos, sem ser maior que ninguém. Os Reis Magos adoraram o Menino Jesus e entregaram os seus presentes: Baltazar entregou o Incenso que trouxe da igreja e significava a abertura dos caminhos para a oração.
Melquior entregou a Taça de Ouro que continha o vinho e significava que Jesus era o melhor presente, a jóia mais preciosa, que o Pai do Céu havia mandado.
E Gaspar entregou a Mirra, o bálsamo usado para aliviar o sofrimento do povo e lembrava a paixão e morte de Jesus.
E o evangelho nos diz que os Reis Magos voltaram por outro caminho,… Cada um para o seu país, porque o anjo os avisara para não passarem pelo palácio de Herodes, em Jerusalém, porque ele pretendia matar o menino. Dizem que depois seus reinos foram abençoados com a fé, com a paz e a fartura pela benção do menino Jesus
Assim começa a história da epifania, que foi a maior manifestação de amor de Deus aos homens. Amém
Compromisso da semana: Faça uma visita ao menino Jesus no presépio e ali reza para ele, depois vai ate o sacrario e diz: que bom estar contigo meu Senhor, quero sempre te amar e te adorar.


Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/epifania-do-senhor-reis-magos-ano/

Sem comentários:

Enviar um comentário